PSV renascendo

O Projeto Semente Viva está renascendo!!!! A semente plantada há 4 anos, teve como inspiração a tia Zilda, que aparece aqui nesta foto em primeiro plano segurando uma mudinha de planta, como que ofertando a todos nós novas possibilidades!

Sou grata a direção da Casa de Repouso São francisco de Paula, que teve a iniciativa de re ascender o Projeto! os idosos que lá residem sempre foram simpatizantes com o mesmo, e tenho certeza que ficarão muito felizes em poder participar de alguma forma deste momento.

Que deus abençoe a todos!

Paz e Luz!!!!

PSV

PSV

PSV1

PSV1
PSV reinicia na Casa de Repouso São Francisco de Paula


Mini Horta em casa

E quem disse que espaço reduzido impede de cultivarmos nossa horta em casa? vejam só esta idéia!!!!!!!! Experimente, tente, faça algo diferente!!!!!!!

Jardim de Hortaliças

Ultimamente resolvi resgatar aquele lado em mim que adora o contato com a Natureza! como disponho de pequenos espaços em casa, vou aos poucos adaptando... como uma caminhada começa sempre com o 1º passo, estou na fase de enamoramento com os utensílios necessários para a minha pequena horta. Em breve vamos colher e comer algumas verduras que aqui serão cultivadas. ]

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Permacultura



Cultura Permanente

Mediante aos acontecimentos destrutivos presentes em que a humanidade está inserida, no que se refere ao meio ambiente e sua destruição diária, verificamos que foi e é necessário o uso de novas técnicas em relação a utilização dos recursos naturais, sendo assim foi criada a permacultura.

O que é?

Varias são as respostas quando se pergunta o que é permacultura, pode-se dizer que permacultura é o resgate das raízes culturais de “bom senso” em consorcio com a tecnologia doce existente nos dias de hoje e com a observação das estratégias que a natureza usa para o seu equilíbrio. Trazendo assim espaços que trazem uma nova forma de interferência do homem no ambiente ao seu redor.


Origem:

Permacultura significa cultura permanente, foi criada na década de 70, pelo cientista Bill Moliison em parceria com David Holgren. Sendo assim se tratando de uma ciência fantástica e altamente profunda, a permacultura de difundiu em todas as partes do mundo.


Princípios da Permacultura:

A permacultura se divide em dois tipos de princípios: os de ética e os de design.

Princípios éticos:
•Cuidado com a terra
•Cuidado com as pessoas
•Partilha justa


Princípios de design:
•Observe e interaja
•Capte e armazene energia
•Obtenha rendimento
•Pratique a auto regulação e aceite retornos
•Use e valorize os serviços e recursos renováveis
•Não produza desperdícios
•Design partindo de padrões para chegar a detalhes
•Integrar ao invés de segregar
•Use soluções pequenas e lentas
•Use e valorize a diversidade
•Use as bordas e valorize os elementos marginais
•Use criativamente e responda as mudanças

www.sitiorefazenda.wordpress.com/permacultura

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Flor de Lótus



A flor-de-lótus (Nelumbo nucifera), também conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia, é uma planta da família das ninfáceas (mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia, principalmente).

Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.

Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.
A lenda budista nos relata que quando Siddhartha, que mais tarde se tornaria o Buda, tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram. Assim, cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual. Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) está simbolizada pelas flores de lótus completamente abertas, cujos centros e pétalas suportam imagens, atributos ou mantras de vários Budas e Boddhisattvas, de acordo com sua posição relativa e relação mútua.
Do mesmo modo, os centros da consciência no corpo humano (chacras) estão representados como flores de lótus, cujas cores correspondem ao seu caráter individual, enquanto o número de suas pétalas corresponde às suas funções.
O significado original deste simbolismo pode ser visto pela semelhança seguinte: Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada (bidhicitta), a incomparável jóia (mani) na flor de lótus (padma). Assim, o arahant (santo) cresce além deste mundo e o ultrapassa. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada, do formado e do sem forma, do Samsara e do Nirvana.
Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância, nem mesmo num estado de completa inconsciência um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão do Samsara.
A semente da Iluminação está sempre presente no mundo, e do mesmo modo como os Budas surgiram nos ciclos passados do mundo, também os Iluminados surgem no presente ciclo e poderão surgir em futuros ciclos, enquanto houver condições adequadas para vida orgânica e consciente.

GIRASSOL




Nome científico: Helianthus annus

Família: Asteraceae (Compositae)

Nomes populares: girassol, girassol-de-jardim, girassol-vistoso.

Etimologia: nome originado do francês tournesol – planta de flor amarela que gira sobre ela mesma, acompanhando a luz do sol. A palavra Helianthus significa ‘flor do sol’.

Origem: Estados Unidos.

Características gerais: herbácea pilosa, perene, ramificada, ereta, com altura que pode variar de 0,30-2,0 m. Apresenta folhas ovalado-lanceoladas e ásperas. As inflorescências são em capítulos amarelos com o centro marrom escuro ou amarelado.

Condições de cultivo: essa cultura é pouco exigente em calor, desenvolvendo-se em ampla faixa de temperatura. No entanto, é sensível à geada, que danifica sua folhagem e provoca chochamento de grãos, quando ocorre na época do florescimento. Temperaturas elevadas na fase de formação e maturação das sementes podem acarretar redução no teor de óleo. O desenvolvimento e a produção dessa espécie requerem bom suprimento de água no solo no período entre a germinação das sementes e o início do florescimento.

Os solos mais indicados para a produção de girassol são os de textura média, profundos, com boa drenagem, razoável fertilidade e pH moderadamente ácido a neutro. Solos com acidez elevada ou acentuada pobreza química não devem ser usados para o cultivo do girassol sem a devida correção dessas deficiências.

Propagação: é feita utilizando-se as sementes.

Usos: apropriado para jardins, tanto em bordaduras como em conjuntos isolados. Também é comercializado como flor envasada. É cultivado em larga escala para a produção de óleo.

Curiosidades: os girassóis foram domesticados por volta do ano 1000 a.C. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.

Segundo a mitologia grega, uma moça chamada Clitia, apaixonou-se pelo deus do Sol - Apolo. Sem poder alcançá-lo, observava-o cruzar o céu e após nove dias, ela foi transformada em um girassol.

‘Os Girassóis’ é o nome de uma das mais famosas pinturas de Vicent Van Gogh.

Significados: tem como significado principal a lealdade e a longevidade. São únicos na habilidade de prover energia vibracional, como um espelho do sol, provendo seu calor e sua luz, invocando sentimentos de calor, conforto e felicidade. Outros significados: dignidade, glória, paixão.

Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro

Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Horta Mandala

Um sistema de produção que une bons resultados com a consciência ambiental. Assim são as hortas agroecológicas, que chamam a atenção pelo formato diferente dos canteiros. Programa Caminho do Campo da RPCTV Esplanada.


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Boas novas!

Algumas boas novidades ocorreram nas últimas semanas , o que nos mostra que estamos alinhados com o Todo Maior! Amigos tem demosntrado que ao unirmos forças para a concretização de uma idéia, esta tem mais possibilidade de se tornar realidade. É claro que não basta apenas sonhar, mas de entrar em ação certos de que se este sonho beneficiar a muitas outras pessoas, o Universo conspirará a nosso favor! Depois da execução da 1ª Mandala, surge agora a necessidade de plantarmos as Ervas Aromáticas e mão de obra adequada para manter o local a ser cultivado.
Foi pensando assim que recebemos como presente um Show beneficiente que será oferecido por um cantor da jovem guarda, para arrecadarmos fundos e darmos continuidade a tudo o que pretendemos fazer.
Os idosos residentes na Casa de Repouso estão mobilizados e ansiosos com o dia da apresentação que será para eles um dia muito festivo!!! no próximo dia 29/09 comemora-se o Dia do Idoso, e o evento que faremos será em outubro( dia 18/10/09- domingo, à tarde). Em breve divulgo o preço dos ingressos( serão vendidos na casa de Repouso) para aqueles que estiverem mobilizados em auxiliar este Projeto.
Paz e Bem!!!!!

Peça e lhe será concedido

Show do Jerry Adriani

Show do Jerry Adriani

Nova Foto do Show de Jerry Adriani

Nova Foto do Show de Jerry Adriani

Chegou a Rede elétrica

Fomos presenteados com a reativação da rede elétrica na área onde serão cultivadas as Plantas Medicinais e Horta Orgânica. Em breve, novas luminárias chegarão !!!Deixamos aqui registrado nossos sinceros agradecimentos!

Rede Elétrica

Rede Elétrica

1ª Colheita de Ervas

1ª Colheita de Ervas

1º Plantio das Ervas

Hoje vimos a realização de um sonho- o plantio da 1ª Mandala!
Rigoberto , Maria Thereza, Silvana e amigos da Horta Árvore da Vida, doaram as primeiras mudas que plantamos em mutirão: Manjericão, Manjerona, Salsa, Cebolinha, Erva Cidreira, Estragão, entre outras. Enquanto um grupo fazia o plantio, outros limpavam o terreno das futuras Mandalas ( Horta e Plantas Medicinais). Foi uma manhã fantástica, e sou eternamente GRATA ao Universo por estar enviando pessoas comprometidas com esta idéia que agora torna-se real!

Plantio

Plantio

Mandala ficou pronta

Hoje dia 24/08/2009 concluímos a construção da 1º canteiro em forma de Mandala, ( onde serão cultivadas Ervas Aromáticas) com a ajuda dos amigos Augusto, Jeronimo e Nelson.Recebemos como doação, 4 mudas de árvores Floríferas, que serão plantadas no centro de cada Mandala, com diferentes cores ( que variam do vermelho ao branco).

Mandala

Mandala

Compostagem

Foi realizada a primeira " virada" da compostagem e as montamos com ajuda de Solange, Dirce e outros amigos da Comunidade do Anil.Todo este material produzido, será misturado a terra no momento do plantio, que deverá ocorrer no decorrer das próximas semanas.

Compostagem

Compostagem

1º Mutirão de Limpeza

1º Mutirão de Limpeza

Início do Projeto

Início do Projeto

Encontro na Associação da Famílias - RJ

Realizamos ontem, dia 14/11/09, sábado, o 1º grupo de alunos da Associação das Famílias, para Inclusão Digital. Estes encontros a serem agendados previamente tem o objetivo de levar noções práticas de Informática aos jovens e participantes da Associação. Serão formados pequenos grupos, e as aulas terão duração de 1 hora, quinzenalmente.( dia e hora a serem combinados).
Também iniciamos aulas práticas de T'ai Chi, para amigos, frequentadores da Associação, e da Horta árvore da Vida , com a finalidade de compartilharmos a filosofia e Arte desta prática milenar.
Nossos encontros serão agendados com antecedência; ambas as aulas são GRATUITAS, e a Associação das Famílias " abre suas portas" para receber aqueles que queiram desfrutar de momentos de integração com a Natureza ( visitando a Horta), e contribuindo com o Planeta.

End: Estrada do Pau Ferro 927- Freguesia Jacarepaguá- RJ

Encontro na Associação

Encontro na Associação

Horta Orgânica em Mendes

Horta Orgânica em Mendes

Apresentação da Tecnologia