PSV renascendo

O Projeto Semente Viva está renascendo!!!! A semente plantada há 4 anos, teve como inspiração a tia Zilda, que aparece aqui nesta foto em primeiro plano segurando uma mudinha de planta, como que ofertando a todos nós novas possibilidades!

Sou grata a direção da Casa de Repouso São francisco de Paula, que teve a iniciativa de re ascender o Projeto! os idosos que lá residem sempre foram simpatizantes com o mesmo, e tenho certeza que ficarão muito felizes em poder participar de alguma forma deste momento.

Que deus abençoe a todos!

Paz e Luz!!!!

PSV

PSV

PSV1

PSV1
PSV reinicia na Casa de Repouso São Francisco de Paula


Mini Horta em casa

E quem disse que espaço reduzido impede de cultivarmos nossa horta em casa? vejam só esta idéia!!!!!!!! Experimente, tente, faça algo diferente!!!!!!!

Jardim de Hortaliças

Ultimamente resolvi resgatar aquele lado em mim que adora o contato com a Natureza! como disponho de pequenos espaços em casa, vou aos poucos adaptando... como uma caminhada começa sempre com o 1º passo, estou na fase de enamoramento com os utensílios necessários para a minha pequena horta. Em breve vamos colher e comer algumas verduras que aqui serão cultivadas. ]

sábado, 9 de outubro de 2010

Óleos Essenciais

GUIA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
O aromaterapeuta Fábián László Flégner, de Belo Horizonte, listou alguns dos óleos essenciais mais usados no mundo, suas principais indicações no aspecto emocional e físico, a parte da planta utilizada para a extração do princípio ativo e os países de origem.

Alecrim-da-horta QT1 cânfora (Rosmarinus officinalis)
Usado para estimular a concentração e a memória e o alívio de problemas como reumatismo, dores localizadas, seborréia, sonolência e tensão muscular. Associado ao amor. Extraído da erva. Origem: Espanha.

Bergamota (Citrus aurantium bergamia)
Para obesidade, celulite, retenção hídrica, casos de estresse, gripes e resfriados. É um antivirótico, útil contra o herpes e em banhos para tratar infecções e inflamações na área genital. Estimula o entusiasmo. Extraído da casca do fruto. Origem: Itália.

Camomila-romana (Anthemis nobilis)
Excelente calmante, sedativo e antiinflamatório, útil para conjuntivites, dores reumáticas, nervosismo e insônia. Usado para depressão e síndrome do pânico. Associado ao amor e ao perdão. Parte da planta utilizada: flores. Origem: Inglaterra.

Canela-cascas (Cinnamomum zeylanicum ou C. cassia)
Estimulante, antiinfeccioso, antiinflamatório eficaz nas lesões por esforço repetitivo (LER), artrites e bursites. Nunca usar puro, pois pode queimar a pele. Extraído das cascas. Origem: Índia e Madagascar.

Capim-cidreira, capim-limão ou santo (Cymbopogon citratus)
É antiinflamatório, combate celulite, problemas digestivos, falta de apetite, cólicas intestinais, seborréia e queda de cabelo. Ajuda a liberar raiva e emoções contidas. Extraído das folhas. Origem: Brasil.

Cipreste (Cupressus sempervirens ou C. lusitanica)
Antiinflamatório, bom para abscessos, furúnculos e acnes. É antifúngico (micoses), indicado também para má circulação, varizes e gengivite. Melhora a concentração e facilita o desapego, alivia o estresse. Extraído de galhos e folhas. Origem: Espanha e Brasil.

Copaíba (Copaifera officinalis e C. langsdorfii)
Para problemas de pele em geral, como alergias e inflamações, úlceras estomacais, gastrite, cabelos sem brilho, manchas senis de pele, queimaduras, hemorróidas, problemas renais. Extraído da madeira. Origem: Brasil.

Cravo-da-índia (Eugenia caryophyllata)
Poderoso analgésico e anti-séptico, utilizado para atenuar dor de dente e aftas. Alivia tosse seca, unha encravada e estimula o sistema imunológico em geral. Parte da planta utilizada: botões secos. Origem: Indonésia.

Eucalipto (Eucalyptus globulus)
Para congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Tem efeito anti-séptico local e é recomendado contra odor nos pés. Alivia dores musculares e reumáticas. Estimula a concentração e libera a mente. Extraído de galhos e folhas. Origem: Brasil e China.

Gengibre (Zingiber officinalis)
Para falta de apetite, febre e dores musculares. Age como estimulante geral e é digestivo. Bom para alívio de dores nas articulações e pode ser incluídos no tratamento de vários tipos de reumatismo. Extraído do rizoma da planta. Origem: Brasil e China.

Gerânio (Pelargonium graveolens)
Tem propriedades antidepressivas e anti-sépticas, ajuda no controle da oleosidade da pele e cabelo e é recomendado para o tratamento de peles secas. Alivia o medo e a carência. Extraído da erva. Origem: Egito, França e China.

Grapefruit (Citrus paradisi)
Empregado no tratamento de obesidade, celulite, retenção de líqüidos, falta de apetite, depressão, tristeza e melancolia. Efeitos similares aos da laranja e da tangerina. Extraído da casca do fruto. Origem: Itália e Brasil.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita)
Útil contra dores de cabeça, enxaquecas e enjôos. Por estimular a circulação, previne celulite e varizes além de atuar como analgésico. Elimina manchas de pele (usar diluído). Traz clareza aos pensamentos e é estimulante. Extraído da erva. Origem: EUA.

Ilangue-ilangue (Cananga odorata)
Estimulante do sistema imunológico, sedativo, calmante, afrodisíaco. Age contra ansiedade e insônia. Previne acnes e rugas. Alivia medo e efeitos emocionais da tensão pré-menstrual. Extraído das flores. Origem: Indonésia e Madagascar.

Jasmim (Jasminum officinalis)
Alivia depressão, ansiedade, problemas menstruais, desânimo, catarro e tosse e também é afrodisíaco. Facilita o relaxamento e a meditação. Extraído das flores. Origem: Índia.

Junípero (Juniperus communis)
Melhora a circulação e atenua problemas como celulite, hemorróidas e varizes. Alivia problemas respiratórios e estresse. Fortalece a memória e é indicado para o excesso de isolamento. Extraído das folhas ou bagas. Origem: Afeganistão e Hungria.

Laranja (Citrus aurantium)
Desperta a alegria e o entusiasmo e, ao mesmo tempo, acalma. Abre o apetite e auxilia no tratamento de problemas de digestão. Em xampus, combate caspa, seborréia e queda de cabelo. Extraído da casca do fruto. Origem: Brasil.

Lavanda (Lavandula angustifolia)
É um óleo curinga. Empregado em queimaduras, como regenerador da pele, contra o estresse e para dar a sensação de paz. Pode ser usado diretamente na pele, inclusive em queimaduras. Extraído das hastes floridas. Origem: França, Bulgária e Inglaterra.

Manjericão-verde, ou doce (Ocimum basilicum)
São as variedades de manjericão mais perfumadas. Têm aroma de efeito relaxante, anti-estresse, ansiolítico e antidepressivo. Têm propriedades antifúngicas, analgésicas e regeneradoras da pele. Melhoram a digestão. Extraídos das ervas. Origem: França e Brasil.

Neroli (Citrus aurantium var. amara)
Poderoso calmante, empregado em casos de fobia, síndrome do pânico, depressão, agitação, insônia, irritabilidade, tensão pré-menstrual, cólicas e problemas digestivos. Estimula a alegria. Extraído das flores. Origem: Espanha.

Olíbano (Boswellia thurifera, carteri ou serrata)
Age aliviando problemas respiratórios, gripes, dores articulares e reumáticas. Tem ação contra infecções e inflamações. Acalma a mente e é indicado para momentos de meditação. Extraído da resina. Origem: Índia e Somália.

Palmarosa (Cymbopogon martinii motia)
Rejuvenesce todo os tipos de pele, equilibra as oleosas e com acne. Auxilia no tratamento de obesidade e celulite. É calmante, antidepressivo e favorece o sono regenerador. Extraído do capim. Origem: Índia e Brasil.

Pau-rosa (Aniba rosaeodora ducke)
Usado no tratamento de acnes, rugas e queimaduras. Hidrata a pele e evita o envelhecimento precoce dos tecidos. Age como calmante e é eficaz no tratamento de depressão, insônia, estresse. Alivia dores de cabeça. Extraído da madeira. Origem: Brasil.

Petitgrain (Citrus aurantium amara)
Ótimo para alívio do estresse, desgaste do sistema nervoso e depressão. Empregado em problemas de pele, como acnes. Ajuda a liberar sentimentos contidos e favorece a concentração. Extraído das folhas. Origem: Paraguai.

Rosa (Rosa damascena)
Poderoso rejuvenescedor para todos os tipos de pele, ótimo no tratamento de acne, vermelhidão na face. Alivia depressão, estresse, tensão pré-menstrual, cólicas e menopausa. Extraído das pétalas. Origem: Turquia, Bulgária e Índia.

Sálvia esclaréia (Salvia sclarea)
Alivia estresse, tensão, pânico e desgaste do sistema nervoso, pois tem efeito relaxante. Muito usado em problemas de congestionamento pulmonar e distúrbios hormonais femininos. Extraído das folhas. Origem: Rússia e EUA.

Sândalo (Santalum album)
É expectorante, diurético e cicatrizante. Tem efeito relaxante e antidepressivo, estimulando o entusiasmo e a vontade de ir em frente. Facilita a introspecção e a meditação. Extraído da madeira. Origem: Índia.

Tangerina (Citrus reticulata)
Antidepressivo e estimulante. Equilibra estados de ansiedade, tristeza e medo. Favorece a concentração e é calmante. Abre o apetite e alivia problemas digestivos. Extraído da casca do fruto. Origem: Brasil, EUA e Itália.

Tea tree australiano (Melaleuca alternifolia)
Cicatrizante e antibiótico natural, impede ação de fungos, bactérias e vírus: cândida, inflamações, micoses, amidalite, problemas respiratórios, cistite. É revitalizante e purificador das emoções. Extraído das folhas. Origem: Austrália, Brasil e China.

Verbena-limão (Lippia citriodora)
Usado para aliviar congestão do fígado e facilitar a digestão. É refrescante e estimulante, melhora a concentração e atenua a depressão. Extraído das folhas. Origem: Espanha.



Texto: Mariana Viktor e Kátia Stringueto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peça e lhe será concedido

Show do Jerry Adriani

Show do Jerry Adriani

Nova Foto do Show de Jerry Adriani

Nova Foto do Show de Jerry Adriani

Chegou a Rede elétrica

Fomos presenteados com a reativação da rede elétrica na área onde serão cultivadas as Plantas Medicinais e Horta Orgânica. Em breve, novas luminárias chegarão !!!Deixamos aqui registrado nossos sinceros agradecimentos!

Rede Elétrica

Rede Elétrica

1ª Colheita de Ervas

1ª Colheita de Ervas

1º Plantio das Ervas

Hoje vimos a realização de um sonho- o plantio da 1ª Mandala!
Rigoberto , Maria Thereza, Silvana e amigos da Horta Árvore da Vida, doaram as primeiras mudas que plantamos em mutirão: Manjericão, Manjerona, Salsa, Cebolinha, Erva Cidreira, Estragão, entre outras. Enquanto um grupo fazia o plantio, outros limpavam o terreno das futuras Mandalas ( Horta e Plantas Medicinais). Foi uma manhã fantástica, e sou eternamente GRATA ao Universo por estar enviando pessoas comprometidas com esta idéia que agora torna-se real!

Plantio

Plantio

Mandala ficou pronta

Hoje dia 24/08/2009 concluímos a construção da 1º canteiro em forma de Mandala, ( onde serão cultivadas Ervas Aromáticas) com a ajuda dos amigos Augusto, Jeronimo e Nelson.Recebemos como doação, 4 mudas de árvores Floríferas, que serão plantadas no centro de cada Mandala, com diferentes cores ( que variam do vermelho ao branco).

Mandala

Mandala

Compostagem

Foi realizada a primeira " virada" da compostagem e as montamos com ajuda de Solange, Dirce e outros amigos da Comunidade do Anil.Todo este material produzido, será misturado a terra no momento do plantio, que deverá ocorrer no decorrer das próximas semanas.

Compostagem

Compostagem

1º Mutirão de Limpeza

1º Mutirão de Limpeza

Início do Projeto

Início do Projeto

Encontro na Associação da Famílias - RJ

Realizamos ontem, dia 14/11/09, sábado, o 1º grupo de alunos da Associação das Famílias, para Inclusão Digital. Estes encontros a serem agendados previamente tem o objetivo de levar noções práticas de Informática aos jovens e participantes da Associação. Serão formados pequenos grupos, e as aulas terão duração de 1 hora, quinzenalmente.( dia e hora a serem combinados).
Também iniciamos aulas práticas de T'ai Chi, para amigos, frequentadores da Associação, e da Horta árvore da Vida , com a finalidade de compartilharmos a filosofia e Arte desta prática milenar.
Nossos encontros serão agendados com antecedência; ambas as aulas são GRATUITAS, e a Associação das Famílias " abre suas portas" para receber aqueles que queiram desfrutar de momentos de integração com a Natureza ( visitando a Horta), e contribuindo com o Planeta.

End: Estrada do Pau Ferro 927- Freguesia Jacarepaguá- RJ

Encontro na Associação

Encontro na Associação

Horta Orgânica em Mendes

Horta Orgânica em Mendes

Apresentação da Tecnologia