PSV renascendo

O Projeto Semente Viva está renascendo!!!! A semente plantada há 4 anos, teve como inspiração a tia Zilda, que aparece aqui nesta foto em primeiro plano segurando uma mudinha de planta, como que ofertando a todos nós novas possibilidades!

Sou grata a direção da Casa de Repouso São francisco de Paula, que teve a iniciativa de re ascender o Projeto! os idosos que lá residem sempre foram simpatizantes com o mesmo, e tenho certeza que ficarão muito felizes em poder participar de alguma forma deste momento.

Que deus abençoe a todos!

Paz e Luz!!!!

PSV

PSV

PSV1

PSV1
PSV reinicia na Casa de Repouso São Francisco de Paula

Mini Horta em casa

E quem disse que espaço reduzido impede de cultivarmos nossa horta em casa? vejam só esta idéia!!!!!!!! Experimente, tente, faça algo diferente!!!!!!!

Jardim de Hortaliças

Ultimamente resolvi resgatar aquele lado em mim que adora o contato com a Natureza! como disponho de pequenos espaços em casa, vou aos poucos adaptando... como uma caminhada começa sempre com o 1º passo, estou na fase de enamoramento com os utensílios necessários para a minha pequena horta. Em breve vamos colher e comer algumas verduras que aqui serão cultivadas. ]

domingo, 26 de setembro de 2010

Na Permacultura uma horta orgânica é a extensão de um jardim







Tenho ficado atenta aos sinais que o Universo tem mandado para que possa dar continuidade a um sonho; as vezes estes sinais chegam em forma de sites, notícias, pessoas, idéias...e de uma forma ou outra sempre sou Grata! minha área de formação e atuação profissional está interligada as plantas, flores, mas sinto que preciso ampliar conhecimentos, fazer novos encontros, resgatar talvez algo oculto no interior da minha alma... por isso os artigos que aqui veiculo me fazem mais próxima desta essência. Nada sei de solo, adubação, pragas, mas sinto que quero aprender, e fazer algo para compartilhar este aprendizado. Sei que me sinto extremamente feliz no meio de flores, ervas aromáticas, plantas medicinais, como se ali fosse a " minha praia". Por enquanto, caminho os caminhos que a vida me oferece, e entrego o amanhã ao Divino Arquiteto do Universo, que tudo sabe, e melhor do que eu, tem os planos ideais a serem realizados. Como o tempo DELE é diferente do meu, aceito e agradeço!



"...Muitas pessoas ficam surpreendidas ao encontrar verduras crescendo junto com as flores e as árvores de uma horta. Afinal, nossa cultura aprendeu a separar as plantas de um jardim daquelas que são próprias para uma horta. No entanto, apesar de poder aparentar visualmente uma grande confusão, é justamente esta união que cria o equilíbrio dinâmico tão procurado no cultivo das plantas. Pois, a multiplicidade dos ecossistemas naturais são garantidas na biodiversidade. Por exemplo, a fertilidade do solo depende dos ciclos de vida e morte das plantas, assim como da presença de insetos e animais responsáveis pelo esterco que irá estimular os seus microorganismos. As flores pequenas são as mais indicadas para uma horta. Como o Cosmos, a Zinnia, a Dália e as Margaridas. Além de trazer beleza, cor e alegria elas têm a capacidade de atrair insetos e pássaros. Já as flores grandes e perfumadas como as Rosas, a Gardênia e o Lírio Amarelo atraem poucos insetos. Aliás, o Gerânio expele os insetos, por isso costuma ser plantado nas jardineiras localizadas na frente das janelas das casas.

Plantas que geram benefícios mútuos são chamadas de plantas companheiras. Além de estimularem seu desenvolvimento, melhoram a qualidade do solo. Este companheirismo dá-se de várias formas - como apoio físico, sombras de densidades variadas, a troca e liberação de nutrientes e químicos, como hormônios estimulantes e repelentes que ainda são desconhecidos pela ciência.

Por exemplo, a alface e a cenoura são plantas companheiras, porque enquanto a alface mantém o solo úmido e fresco para a cenoura, esta gera um sombra rala e fresca para a alface.

A arte de combinar as diversas espécies plantas entre si exige paciência. Será preciso, ao longo do ano, saber observar as mudanças sutis que ocorrem nelas e no ambiente ao seu redor.

Cabe ressaltar que o próprio solo por si mesmo possui a capacidade de gerar esta diversidade necessária para a sua fertilidade. No entanto, este processo de regeneração e equilíbrio natural requer um tempo demasiado longo para as demandas de nossa sociedade de consumo imediato.

Mas se observarmos mais atentamente as diversas espécies que surgem espontaneamente num jardim, elas irão nos apontar as qualidades ambientais destes lugares e, portanto, indicarão para quais grupos ecológicos eles são mais apropriados.

Ervas daninhas, como o picão, a tiririca e tantas outras, surgem para restaurar as condições físicas e químicas de um solo degenerado, pois elas possuem raízes com um grande poder de estimular e liberar nutrientes no solo, além disso elas atraem insetos e lagartos que quando as consomem, produzem dejetos que transformam-se em bom adubo.

Trabalhando sob a ótica dos ecossistemas naturais as ervas daninhas também tem o seu lugar na rede de apoio mútuo que garante a sustentabilidade de um jardim. No entanto, cada erva daninha requer um tipo de manejo para que não cresça de modo ilimitado e domine o local".

http://www.vidadeclaraluz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peça e lhe será concedido

Show do Jerry Adriani

Show do Jerry Adriani

Nova Foto do Show de Jerry Adriani

Nova Foto do Show de Jerry Adriani

Chegou a Rede elétrica

Fomos presenteados com a reativação da rede elétrica na área onde serão cultivadas as Plantas Medicinais e Horta Orgânica. Em breve, novas luminárias chegarão !!!Deixamos aqui registrado nossos sinceros agradecimentos!

Rede Elétrica

Rede Elétrica

1ª Colheita de Ervas

1ª Colheita de Ervas

1º Plantio das Ervas

Hoje vimos a realização de um sonho- o plantio da 1ª Mandala!
Rigoberto , Maria Thereza, Silvana e amigos da Horta Árvore da Vida, doaram as primeiras mudas que plantamos em mutirão: Manjericão, Manjerona, Salsa, Cebolinha, Erva Cidreira, Estragão, entre outras. Enquanto um grupo fazia o plantio, outros limpavam o terreno das futuras Mandalas ( Horta e Plantas Medicinais). Foi uma manhã fantástica, e sou eternamente GRATA ao Universo por estar enviando pessoas comprometidas com esta idéia que agora torna-se real!

Plantio

Plantio

Mandala ficou pronta

Hoje dia 24/08/2009 concluímos a construção da 1º canteiro em forma de Mandala, ( onde serão cultivadas Ervas Aromáticas) com a ajuda dos amigos Augusto, Jeronimo e Nelson.Recebemos como doação, 4 mudas de árvores Floríferas, que serão plantadas no centro de cada Mandala, com diferentes cores ( que variam do vermelho ao branco).

Mandala

Mandala

Compostagem

Foi realizada a primeira " virada" da compostagem e as montamos com ajuda de Solange, Dirce e outros amigos da Comunidade do Anil.Todo este material produzido, será misturado a terra no momento do plantio, que deverá ocorrer no decorrer das próximas semanas.

Compostagem

Compostagem

1º Mutirão de Limpeza

1º Mutirão de Limpeza

Início do Projeto

Início do Projeto

Encontro na Associação da Famílias - RJ

Realizamos ontem, dia 14/11/09, sábado, o 1º grupo de alunos da Associação das Famílias, para Inclusão Digital. Estes encontros a serem agendados previamente tem o objetivo de levar noções práticas de Informática aos jovens e participantes da Associação. Serão formados pequenos grupos, e as aulas terão duração de 1 hora, quinzenalmente.( dia e hora a serem combinados).
Também iniciamos aulas práticas de T'ai Chi, para amigos, frequentadores da Associação, e da Horta árvore da Vida , com a finalidade de compartilharmos a filosofia e Arte desta prática milenar.
Nossos encontros serão agendados com antecedência; ambas as aulas são GRATUITAS, e a Associação das Famílias " abre suas portas" para receber aqueles que queiram desfrutar de momentos de integração com a Natureza ( visitando a Horta), e contribuindo com o Planeta.

End: Estrada do Pau Ferro 927- Freguesia Jacarepaguá- RJ

Encontro na Associação

Encontro na Associação

Horta Orgânica em Mendes

Horta Orgânica em Mendes

Apresentação da Tecnologia